O que é farinha 00
As farinhas são classificadas de acordo com o refino do grão (mais finas ou mais grossas) e o teor de cinzas presente na farinha, quanto mais farelo (parte externa do grão do trigo) mais teor de cinzas ela tem e menos pura ela é.
São classificadas de 00 a integral.
No Brasil temos somente 3 tipos de farinha, 1, 2 e integral. Na Itália encontramos as farinhas 00, 0, 1, e integral. Quanto maior o número, maior o teor de cinzas e menor o refinamento, portanto a 00 é a mais pura e mais refinada e a integral a menos refinada e que tem mais farelo.
Para ter um resultado de boa qualidade, cada receita exige um tipo de farinha específico. Mesmo não encontrando muitos tipos de farinha diferentes no Brasil, podemos contar com as farinhas importadas.
Conheça para que serve cada uma delas:
Farinha tipo 00 ou 0 - para massas de focaccia e pizzas com fermentação prolongada, bolos, tortas, biscoitos e doces
Farinha tipo 1 - para panificação - para pães artesanais e pães mais rústicos
Farinha tipo 2 - Mais utilizada na industria na produção de biscoitos
Farinha integral - Utilizada para fazer massas e pães integrais
Porque usamos a farinha 00 na massa fresca ao ovo?
Ela tem o sabor delicado, e por ser muito refinada e possuir menos farelo, ela deixa a massa mais fina e leve e com a cor muito mais bonita.
Historicamente a "pasta fresca all'uovo" é típica do norte da Itália, principalmente da região da Emilia Romagna. É preparada com farinha branca tipo 00 e com ela são criados vários pratos como as massas recheadas (ravioli, cappelletti, tortelli, etc) ou a massa para lasagna. Já as massa longas como fettuccine ou spaghetti ou massa curtas
como por exemplo fusili ou penne são feitas com sêmola de grão duro.
Para o italiano não importa o formato ou o recheio, o importante é usar uma farinha de qualidade e ovos bem frescos para se obter um dos pratos mais importantes da dieta mediterrânea.
Fique atento na hora de escolher o tipo de farinha que você vai usar e com certeza o resultado será excelente.
댓글