top of page

Viagens na nossa terra - parte 2 - Scuola Arte Bianca

Aqui estamos nós de novo para contar um pouco mais do que fizemos neste último mês.

Dia 11 de dezembro, chegou o esperado dia do curso de massas frescas. Muito frio e neve, foi difícil de levantar da cama com -4ºC e sair cedo para fazer o curso, mas a oportunidade de fazer um curso de massas na Italia era única. A Itália é o país onde mais se faz e come massas no mundo, tem mais de 570 tipos diferentes de massas, nas suas 20 regiões, com formatos, cores, e ingredientes diversos. O italiano não passa nenhum dia sem comer um prato de pasta, assim como nós brasileiros costumamos comer nosso arroz com feijão.

Fomos muito bem recebidos e, claro, éramos os únicos brasileiros, os outros, todos italianos de diferentes regiões, já profissionais da área, o que foi muito bom, pois pudemos trocar experiências do nosso cotidiano.

Felippo, dono do Pastificio Lai, na Sardenha, muito bem humorado e simpático, nos ensinou a fazer os Culurgiònes


Daniela, de Treviso, dona de uma pasticceria especilizada em doces e pães sem glúten, nos deu várias dicas de farinhas e misturas para fazer a pasta senza glutine, que também aprendemos com o chef Andrea, nosso professor.


Elena, uma típica cuoca (cozinheira) italiana, dona do Capolinea Bistrot, em Como, que fez para nós uma polenta perfeita, que se transformou, nas mãos do professor, em um delicioso gnocchi di polenta, que nos foi servido como almoço com salsa di pomodoro polvilhado com parmigiano.

Depois do almoço, uma fuga rápida a uma loja no centro de Varese para comer um cannolo recheado na hora, feito por um ragazzo siciliano apaixonado por doces, e depois....voltar para o curso.

(Crie o seu cannolo, recheado na hora, escolha a casquinha, o recheio e o confeito)

Em uma semana de curso, fizemos vários tipos de massas, algumas foram novidade para nós, e outras já conheciamos, mas com todas elas aprendemos alguma coisa, uma nova dica, um novo ingrediente a ser colocado ou um modo diferente de preparar.

Farfalle al Cacao

Gnocchetti Sardi con Rosmarino

Rigatoni

Tagliolini

E no fim de tudo, nos restou mais conhecimento e novas amizades!


Aguardem as novidades!!



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page