Viagens na nossa terra - Parte 3 - Castione della Presolana
Depois de uma semana de curso, resolvemos relaxar nas montanhas. Meu filho queria muito esquiar, então fomos para Castione Della Presolana, , na região da lombardia, em meio a paisagens pitorescas e montanhas nevadas.
É claro que eu não me arrisquei a esquiar, com certeza quebraria uma perna ou outro membro qualquer, então fiquei esperando tomando um caffè macchiato (o café puro aqui é muito forte, então sempre peço pra colocar uma espuminha de leite).
Depois de muito cansados e com dor nas pernas, eles desistiram, e nós fomos para o mercatino de natal da cidade, Estávamos o tempo todo focados em aprender mais sobre a gastronomia italiana, fazendo perguntas e conversando com os comerciantes. Muitas frutas secas, queijos da região, polenta, funghi e chocolate
E claro, massas de todos os tipos: frescas, recheadas e secas. E o Casoncelli, receita típica da região.
Tinha até Tagliatelle de urtiga. Sabe aquela planta que coça? Então, eles fazem pasta com ela; ainda não experimentamos, mas nos disseram que depois de cozida ela não coça mais.
À tarde, para espantar o frio e ganhar alguns quilinhos, uma cioccolata calda con panna montata (chocolate quente com chantilly), uma maravilha!!
Dia 18 de dezembro era nosso aniversário de casamento, 23 anos! Fomos comemorar (com sogra e filho) no restaurante do hotel Milano, onde estávamos hospedados. Soubemos que era um dos restaurantes mais famosos da cidade. D. Maria, a proprietária, de 88 anos, ainda acompanha toda a produção das massas e doces elaborados pelo chef. Compramos um livro entitulado Receitas da Montanha feito para comemorar seus 85 anos, e ela fez uma dedicatória com muita simpatia e até nos deu um desconto por sermos colegas de profissão.
Os pratos do nosso jantar:
Ravioli neri di zucca mantovana con salsa allo zafferano
Casoncelli bergamaschi
Gnocchi di patate su fonduta di Strachitunt tartufata e cipollotto caramellato
Crème Brûlée con salsa di fragole
Tiramisù
E como tudo que é bom acaba, na segunda-feira tivemos que partir de volta a Varese.
Mas as nossas aventuras gastronômicas ainda não acabaram por aqui....