top of page

Viagens na nossa terra - parte 5 - Curso de Gnocchi em Milão

Chegamos ontem ao Brasil, hoje é 22 de janeiro e há 1 mês, dia 22 de dezembro, eu estava em Milão para fazer um curso de gnocchi. Deixamos o carro na estação Lampugnano, pegamos o metrô e descemos na estação Cadorna; o curso era bem em frente da estação, perto do Castelo Sforzesco.

Castelo Sforzesco

Uma bela Scuola di Cuccina, com várias salas, super bem-equipadas. Éramos em 6 alunos, todos italianos, menos eu, e o professor Michele, da Calábria, muito simpático e eficiente.

A primeira receita que ele nos ensinou foi Gnocchi alla parigina, um prato típico da cozinha francesa, preparado com leite, farinha e ovos. Foi servido com molho bechamel e gratinado com queijo pecorino ralado.

A segunda receita foi o Gnocchi alla romana, como o nome já diz, é típico de Roma, na região do Lazio. É um prato à base de semolina, leite e manteiga. É um primeiro prato antigo e tradicional da Itália, geralmente servido às quartas-feiras. Nos foi servido com ragu de legumes e molho bechamel.

A terceira receita foi Pisarei funghi e pecorino. Essa receita era feita pelos camponeses e era preparada com a matéria prima que eles tinham disponível: farinha, pão triturado, água, sal e azeite. É um prato típico de Piacenza na região da Emilia-Romagna. Nos foi servido com funghi fresco tostado, queijo pecorino e tomilho.


A quarta receita foi Gnudi, palavra toscana para nudo (nu, em português). Um belo dia os toscanos decidiram usar o recheio do tortello de ricota e espinafre para fazer um gnocchi, e deu muito certo, se tornou um prato típico toscano, saboroso e delicado. Normalmente é servido com manteiga e sálvia, mas nesse dia nos foi servido com camarão, como eu não como camarão, só experimentei os Gnudi, e estavam uma delícia!

A quinta e última receita foi o Gnocchi di patate e castagne, uma variação do tradicional gnocchi de batata, mas com farinha de castanha. Ficou com um sabor diferente e especial. Foi servido com ragu de coelho.



Estou doida para fazer todos, depois conto como ficou e vou fazer para vocês também!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page