rithwick-pr-SpXtY0d7VF0-unsplash.jpg

Come faceva mia nonna ...

... Come facciamo noi

Pastificio sem fundo.png

Como alguns já sabem, somos descendentes de italianos e uma das   

características marcantes nas nossas famílias e na maioria das familias italianas , são os almoços de domingo. Lembramos de quando éramos pequenos e chegávamos no domingo logo cedo para o almoço na casa da nonna. Ao entrarmos, víamos aquela senhora sorridente nos convidando para ajudar a fazer o que ela sabia fazer de melhor, o macarrão. Ficávamos ali mesmo na cozinha, mais atrapalhando do que ajudando, mas a nonna, feliz por ter os netos ali pertinho, fazia como ela dizia “fita di niente” (como se não fosse nada) e sorrindo nos dava um punhado de farinha e um ovo para fazermos uma mistura que no final virava massa de macarrão (la pasta), e para nos deixar felizes, colocava uma máquina de macarrão com manivela onde abríamos aquele pouco de massa.

 

Enquanto isso a nonna já estava produzindo uns 10kg de massa e estava abrindo tudo no rolo de madeira enorme chamado “mattarello” que ela trouxe da Itália, acho que era o mesmo que ela usava pra bater na cabeça do nonno quando ele fazia alguma coisa errada, não sei não, mas ele ficava “pianinho” quando ela estava com o rolo na mão.

 

Ficávamos escondidos em baixo da mesa roubando os cappelletti bem pequenos que ela fazia. Adorávamos  comê-los assim crus, e roubados eram mais gostosos.

A cozinha tinha um aroma especial de molho de tomate, que estava sendo cozido desde as 7 horas da manhã, e somente às 11 começava a ficar pronto. O cheiro mesclava com um assado de carne, às vezes frango e as “bracciolas no molho”, que o gosto ainda fica na memória.

Enquanto a cozinha estava a todo vapor, a criançada saía para o quintal, e deixava os afazeres para se divertir nos pés de pitangueiras e outras frutas da estação, no jardim da nonna. Lembro das flores e plantas que ela cultivava, era tudo com muito carinho e dedicação.

As meninas iam regar o jardim e cuidar das plantinhas e os meninos, iam brincar com as ferramentas do nonno, que ficavam na garagem, bem na frente do Aerowillys prateado que ele tinha comprado. Era uma farra!

Lá pela hora do almoço, já com a mesa posta do lado de fora da casa, já estava toda a família reunida, ali mesmo no jardim, em volta de uma grande mesa debaixo daquela copa de árvore enorme que fazia uma deliciosa sombra.

Ali estavam os  tios, tias, pais e também a nonna e o nonno. Tinha sempre uma namorada de um primo mais velho que era linda, só não dava pra entender (naquela época) porque era sempre diferente toda semana, a nonna sempre reclamava com ele!

Todo domingo era uma festa, todos falavam ao mesmo tempo e quem via de longe achava que estavam brigando, pois falavam alto e gesticulavam, mas na verdade era apenas o modo carinhoso de dizer somos da mesma família e nos amamos muito. Só ficavam quietos quando a nonna colocava aquele pratão de macarrão com molho na mesa e todos começavam a comer, dava até para escutar os pássaros nas copas das árvores.

O nonno, sem os pais saberem, é claro, nos dava vinho em um copo de vidro e ficávamos achando que estávamos bebendo com eles e que já éramos adultos, o que não sabíamos era que ele colocava 2/3 de água, 1/3 de vinho e açúcar e então falava que era o mesmo que eles estavam tomando.

Na mesa era assim, tinham as massas, as carnes, o vinho, água e um suco de uva. Não existia refrigerante nem cerveja. Isso não combinava com aquela comida tão gostosa, cheia de molho e queijo derretido.

No final, a nonna trazia uma travessa com um doce chamado tiramisù, receita da familia da Italia. O doce tinha um café especial que fazia jus ao nome “TIRAMISÙ” que quer dizer “eleva-me”. O café fazia a sua parte e a criançada não descansava nem um minuto.

 

E antes de saírem da mesa (os adultos, pois as crianças já estavam brincando e fazendo confusão), o nonno servia um delicioso licor de limoncello super gelado.

Temos saudades destes tempos e para resgatar a nossa memória e sentidos, o Pastificio Barrizzelli traz esta mesma proposta. Criamos um ambiente familiar e com detalhes destas lembranças para você reunir sua familia e amigos para um momento inesquecível.

 

Venha fazer sua confraternização, aniversário ou outra celebração aqui no nosso espaço com gastronomia sofisticada e linda decoração.

 

O  cardápio será elaborado especialmente para você, de acordo com as suas necessidades. Nós fazemos a comida, atendemos os nossos clientes pessoalmente e fazemos de tudo para que você se sinta em casa.

Aproveite essa experiência para celebrar momentos especiais com quem você gosta. 

030143d9-c397-4d58-b177-9db3b4741c02.jpg
63e74128-59bd-488e-9326-c0b70a78855e.jpg
 

Ambientes

Pense na casa da nonna, super aconchegante e pronta para receber as pessoas mais queridas, numa rua tranquila de Santo Amaro.

Criamos ambientes cuidadosamente decorados para atender pessoas que buscam um local para celebrar momentos especiais em pequenos eventos.

Preparamos um ambiente interno, a sala de jantar da nonna, com 15 lugares. Na parte externa, no delicioso jardim da nonna, mesas que acomodam até 16 pessoas, em baixo de uma grande árvore e cercado de plantas.

EC9938BB-FB20-4306-955C-B409B55E1901.jpg
8106c382-0b09-4252-ade1-80fb80681c56.jpg
241705c8-26ea-42ca-9bac-7393657c4dec.jpg
IMG_1589.jpg
 

Gastronomia

O seu evento será com certeza uma experiência gastronômica inesquecível.

 Trazemos a verdadeira cozinha italiana para os nossos clientes, com ingredientes frescos e naturais assim como a nonna fazia. Pratos elaborados com simplicidade, amor e muito sabor.

Você vai começar com o nosso couvert composto de pães, grissini e conservas.

Em seguida uma salada, o primeiro prato de massa ou risoto à sua escolha e o segundo prato de  carne com acompanhamento  e para finalizar, uma deliciosa sobremesa italiana. Tudo produzido artesanalmente no nosso pastificio.

IMG_0606.jpg
20210610_192243.jpg
casarecci1.jpeg
20201021_193424.jpg
penne allarrabiata.jpeg
20200209_133906.jpg
 

Localização

Rua Padre José de Anchieta, 1229 - Santo Amaro - São Paulo
Tel: (11) 2659-1019
 

 

Reservas

Faça a reserva para o seu evento e venha comemorar conosco.

Reserve pelo WhatsApp